Resumo
A tendência de se referir à tecnociência como expressão do desenvolvimento de um país voltou seu olhar para o processo de ensino da aprendizagem da ciência e aquisição de habilidades tecnocientíficas consequentes. A pesquisa baseada no paradigma interpretativo foi realizada e apoiada pelo método fenomenológico-hermenêutico, com o objetivo de gerar uma abordagem teórica para o processo de ensino de habilidades tecnocientíficas na perspectiva dos alunos de educação média. Por essa razão, a entrevista aprofundada foi utilizada para reunir os depoimentos e uma concreção teórica foi construída sobre o ato educacional social e humanista. Observa-se que o pensamento científico não se consolidou com a didática das ciências, que o ambiente de formação para o aluno compreende aspectos tangíveis e intangíveis, como as relações humanas e que a formação científica permite que o sujeito se autoavalie em sua ação profissional e coletiva.
Referências
Addine, F., Recarey, S., Fuxá, M., y Fernández, S. (2020). Didáctica: teoría y práctica. Cuba: Pueblo nuevo.
Bisquerra, R. (1989). Métodos de investigación educativa. Guía práctica. Barcelona: CEAC.
Bunge, M. (1985). Epistemología. Barcelona, Ariel.
Calderón, C. (2002). Criterios de calidad en la investigación cualitativa en salud (ICS): apuntes para un debate necesario. RevEsp Salud Pública, 76, 473-482.
Dooley, R y Levinsohn, S. (2007). Análisis del discurso. Manual de conceptos básicos. (Primera edición castellana). Lima: Instituto Lingüístico de Verano
Echeverría, J. (2005). La revolución tecnocientífica. Revista CONfines, 1(2), 9-15.
Flores, J., Caballero, M. y Moreira, M. (2009). El laboratorio en la enseñanza de las ciencias: Una visión integral en este complejo ambiente de aprendizaje Revista de Investigación, 68 (33), 75-111.
García, J. (2002). Documentos de un debate. Madrid: Fundación Santillana.
Garritz, A. (2006). Naturaleza de la ciencia e indagación: cuestiones fundamentales para la educación científica del ciudadano. Revista Iberoamericana de Educación. (42), 127-152
Gergen, K. (1985). The social constructionistinquiry: context and implications. American Psychologist, 40, 266–275
Gil, D. (2005). ¿Cómo promover el interés por la cultura científica? Una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jóvenes de 15-18 años. Santiago de Chile: Orealc/Unesco. http://www.oei.es/decada/139003S.pdf.
Kirschner, P. (1992). Epistemología, trabajo práctico y habilidades académicas en educación científica. Madrid: Prentice Hall.
Krause, M. (1995). La investigación cualitativa-Un campo de posibilidades y desafíos. Revista temas de educación, 7(1), 19-39.
López, J. y Luján, J. (2000). Ciencia y política del riesgo. Madrid: Alianza Editorial.
MacWhinney, B. (1991). Universals in language processing. En W. Bright (Ed.), Oxford International Encyclopedia of Linguistics. London: Oxford University Press.
Maiztegui, A. (2002). Papel de la tecnología en la educación científica: una dimensión olvidada. Revista iberoamericana de educación. 28, 129-155.
Martín, M. (2005). Las decisiones científicas y la participación ciudadana. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, 2 (1), 38-55.
Martín, M. y Osorio, C. (2003). Educar para participar en ciencia y tecnología. Un proyecto para la difusión de la cultura científica. Revista iberoamericana de educación, (32), 165-210.
Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (síntesis conceptual). Revista IIPSI, 9(1), 123-146.
Parga, D. y Mora,W. (2014). El PCK, un espacio de diversidad teórica: Conceptos y experiencias unificadoras en relación con la didáctica de los contenidos en química. Educ. quím., 25(3), 332-342.
Parga, D. y Mora, W. (2017). El CDC en Química: una línea de investigación y de relaciones con la práctica docente, Enseñanza de las ciencias, Nº extraordinario (2017), 97-101.
Parga, D. y Pinzón, Y. (2014). El currículo del programa de formación de profesores en la interfaz universidad escuela. En: Martínez, L. et al., Formación permanente de profesores en la interfaz universidad-escuela: currículo, fundamentos y roles. Una experiencia en construcción. Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá.
Pérez, G. (1998). Investigación Cualitativa. Retos e interrogantes. La Investigación Acción. Madrid: Muralla.
Polya, G. (1985). Cómo plantear y resolver problemas. México, D. F.: Trillas.
Sandoval, C. (1996). Investigación cualitativa. Bogotá: Instituto colombiano para el fomento de la educación superior.
Taylor, S. y Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación-La búsqueda de significados. Buenos Aires: Paidós.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura-UNESCO. Proyecto Regional de Educación para América Latina y el Caribe. (2004). Revista Prelac, 1 (1), 13-24.
Vadillo, E. (2015). Aplicación de la metodología ECBI desde la percepción de los docentes en la enseñanza de ciencia, tecnología y ambiente en diferentes prácticas docentes. [Trabajo de grado de Maestría no publicado. Pontificia Universidad Católica del Perú.]
Wiesenfeld, E. (2001). La auto construcción: un estudio psicosocial del significado de la vivienda. Caracas: Consejo Nacional de la Vivienda.

